Para logar no site clique aqui
Sobre a Certificação
CPA–10
CPA–20
CEA
CGA
CFP
Exames
(Inscrição/Agendamento)
Profissionais
Certificados / Aprovados
Consulta
Isentos CGA
Dúvidas
Contato
Central de Atendimento
Dados Cadastrais ANBIMA
Relatórios Certificações
Mais Notícias Documentos para o Exame
   
Certificação de Especialista em Investimentos Anbima (CEA)

A CEA se destina a certificar Profissionais das instituições participantes que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos de investimento.

Não são considerados como especialistas de investimento os Profissionais que apenas executam ordens e os Profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas exclusivamente em uma única modalidade de investimento.

Consideram-se “Produtos de investimento” todos os valores mobiliários e ativos financeiros, conforme definido nas normas em vigor, regulados pela Comissão de Valores Mobiliários e pelo Banco Central do Brasil, respectivamente; Não são considerados Produtos de investimentos, para fins deste Código, a Caderneta de Poupança e os Planos de Previdência Complementar Aberta e Fechada.

Os Profissionais que obtiverem a CEA poderão exercer as atividades que requeiram CPA-10 e CPA-20.

As instituições participantes devem manter, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) dos Profissionais, descritos no caput deste artigo, certificados pela CEA. Os 25% (vinte e cinco por cento) dos Profissionais não certificados, terão até 12 (doze) meses a contar do seu início no exercício da atividade prevista na CEA para se adequar, devendo possuir, durante este período, a CPA-20.

 
 
Quem pode se inscrever para o Exame CEA

O profissional vinculado a Instituição Participante poderá se inscrever diretamente para os exames a serem ofertados pela ANBIMA.

Também poderão prestar o exame as demais pessoas, incluindo estudantes, que não sejam vinculadas a instituições participantes da ANBIMA, bem como os profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

Pré-requisito: Não existe pré-requisito quanto à formação acadêmica e/ou necessidade de outra certificação.

Exame de Certificação de Especialista em Investimentos Anbima (CEA)

Aprovação no Exame: Nota igual ou superior a 70%
Número de questões: 70 questões de múltipla escolha com 04 alternativas
Duração do exame: 3 horas e 30 minutos
Valor da taxa de inscrição: R$ 605,00 (Associado) e R$ 726,00 (Não Associado)

Atualização da CEA

O processo de atualização, bem como o Programa de Atualização da CEA serão divulgados oportunamente no site.

Boa Notícia! Conforme Deliberação nº 6 do Código de Certificação, as certificações CEA cujo prazo de vencimento seja até 30 de junho de 2017, terão seu prazo automaticamente prorrogado para 1º de Julho de 2017.

Dominância entre as Certificações

A partir de 01/junho/2013 os candidatos que forem certificados ou aprovados pela CEA que possuam a CPA-10 e/ou CPA-20 válida no momento do exame, terão sua certificação CPA-10 e/ou CPA-20 atualizada(s) automaticamente, com data de vencimento igual a da CEA.