Para logar no site clique aqui
Sobre a Certificação
CPA–10
CPA–20
CEA
CGA
CFP
Exames
(Inscrição/Agendamento)
Profissionais
Certificados / Aprovados
Consulta
Isentos CGA
Dúvidas
Contato
Central de Atendimento
Dados Cadastrais ANBIMA
Relatórios Certificações
Mais Notícias Documentos para o Exame
   
Certificação de Especialista em Investimentos Anbima (CEA)

A CEA se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos dos mercados financeiro, de capitais e de previdência complementar aberta, disponíveis em sua instituição.

Considera-se "investimentos": os títulos, valores mobiliários, incluindo os derivativos, disponíveis no mercado financeiro e de capitais brasileiro, e os produtos de previdência complementar aberta disponíveis no mercado, conforme legislação em vigor.

Não são considerados como especialistas de investimento os Profissionais que apenas executam ordens e os Profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas exclusivamente uma única modalidade de investimento.

As instituições financeiras têm até 31 de dezembro de 2015 para que 75% de seus especialistas de investimento obtenham a certificação CEA. A partir de 1º de janeiro de 2016, os profissionais que passarem a exercer a atividade de especialista de investimentos e não possuírem a CEA têm até 12 meses para se certificarem. Até lá eles devem ter a CPA-20, sendo que a proporção de especialistas nessa condição não pode ultrapassar 25% dos profissionais que são público-alvo dessa certificação.

 
 
Quem pode se inscrever para o Exame CEA

Os profissionais que obtiveram a CEA poderão exercer as atividades que requeiram CPA-10 e CPA-20.

Assim como nas CPA-10, CPA-20 e CGA, pode se inscrever no exame o profissional vinculado a Instituição Participante ou sem vínculo com instituição fiscalizada pelo BACEN ou CVM.

A inscrição é vedada para o profissional vinculado a instituição financeira não aderente ao Código de Auto-Regulação para o Programa de Certificação Continuada, embora seja fiscalizada pelo Bacen ou pela CVM.

Pré-requisito: Não existe pré-requisito quanto à formação acadêmica e/ou necessidade de outra certificação.

Exame de Certificação de Especialista em Investimentos Anbima (CEA)

Aprovação no Exame: Nota igual ou superior a 70%
Número de questões: 70 questões de múltipla escolha com 04 alternativas
Duração do exame: 3 horas e 30 minutos
Valor da taxa de inscrição: R$ 605,00

Prazo de Atualização da CEA

A necessidade de atualização foi instituída com a entrada em vigor do novo Código de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada, em junho de 2013, e deve ser observada por todos os profissionais já certificados na CEA, de acordo com as seguintes regras:

- Cinco anos a partir da data de obtenção da aprovação (Data de realização do Exame) se mantiver vínculo empregatício com Instituições Participantes.

- Três anos a partir da data de obtenção da aprovação se não possuir vínculo com Instituições Participantes.

- Se o profissional perder o vínculo empregatício com uma Instituição Participante (Status sem vínculo no site), deverá atualizar sua certificação em 3 anos desta perda, respeitando o prazo máximo de cinco anos a partir da obtenção da aprovação.

Importante: O processo de atualização, bem como o Programa de Atualização da CEA serão divulgados oportunamente no site.

Dominância entre as Certificações

Desde 01/junho/2013, os profissionais que, na data da certificação ou atualização da CPA-20/CEA possuir CPA-10 válida, terão sua certificação CPA-10 atualizada automaticamente, com data de vencimento igual a da CPA-20/CEA.

Os profissionais que, na data da certificação CEA possuir CPA-20 válida, terão sua certificação CPA-20 atualizada automaticamente, com data de vencimento igual a da CEA.